Microsoft convida escolaglobal® a participar na maior feira de educação do Mundo

A escolaglobal® é a primeira escola portuguesa a participar na maior feira de tecnologia educativa do Mundo. A BETT 2018 realiza-se em Londres, entre 24 e 27 de janeiro.

A escolaglobal® foi convidada pela sede da Microsoft nos Estados Unidos a ser um dos oradores da BETT 2018, que decorre em Londres, entre 24 e 27 de janeiro. É a primeira vez que uma escola portuguesa terá participação ativa na maior feira de tecnologia educativa do Mundo.

Para Nuno Moutinho, Diretor-geral do agrupamento de escolas privadas de Santa Maria da Feira, este convite “representa o reconhecimento da Microsoft dos Estados Unidos em como somos uma das escolas mais inovadoras do Mundo no que diz respeito à utilização da tecnologia educativa”.

O projeto TeK.escolaglobal estará em grande destaque no painel “Unleashing Criativity”, que ocupará a tarde do dia 24 de janeiro. “O que nos foi pedido foi que fizéssemos uma reflexão sobre estes três anos letivos e mostrar aquilo que de bom estamos a fazer”, afirma Nuno Moutinho.

A escolaglobal® é uma Microsoft Showcase School desde 2015 e inaugurou, em junho de 2017, o Collaborative Innovation Lab (CoIL), uma sala de aula do futuro, inspirada no modelo da European Schoolnet, da União europeia, que procura potenciar nos alunos o desenvolvimento das chamadas “soft skills” ou competências do séc. XXI. Todos os 650 alunos do agrupamento de escolas têm um computador portátil pessoal e, este ano letivo, a escola passou a incorporar atividades STEM no currículo dos seus alunos, da Creche ao Secundário.

“A tecnologia é integrada a 100% nas aulas desde os 2 aos 17 anos, uma vez que este método imprime uma dinâmica totalmente distinta à aprendizagem, instando a criatividade e incrementando a motivação dos alunos. Dado o sucesso deste método de ensino, não se trata de um projeto piloto, mas de um projeto a longo prazo e muito nos honra poder mostrá-lo a agentes de educação de todo o mundo”, conclui Nuno Moutinho, Diretor da escola.

Para Vânia Neto, Diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal, a utilização de tecnologias na Educação tem contribuído para uma nova dinâmica no Ensino, quer por parte dos professores, quer por parte dos alunos. “Acreditamos que podemos liderar pelo exemplo na Educação em Portugal, motivo pelo qual nos empenhámos por garantir a presença de um caso português numa das maiores feiras de educação do mundo”, explica.

A BETT teve a sua primeira edição em 1985 e recebe, anualmente, cerca de 34 mil educadores e decisores de 138 países.