Informático de destaque | Steve Jobs

Informático de destaque | Steve Jobs

Steven Paul Jobs, nasceu a 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, Califórnia e morreu em Palo Alto, Califórnia a 5 de outubro de 2011. Foi um informático que inventou a tao grande e conhecida Apple que foi criada 1 de abril de 1976 em Cupertino na Califórnia.
Steven Paul Jobs era filho de Joanne Schieble Jandali Simpson, e de Abdulfattah Jandali. Em 1954, o casal viajou em segredo para a Síria. As dificuldades e o abandono de Jandali obrigaram Joanne teve a dar o filho para adoção.
Após a primeira recusa de adoção, Joanne ainda tinha esperança, mas mais tarde o bebé foi adotado por Paul Reinhold Jobs e Clara Hagopian Jobs.
Já na sua juventude a atmosfera tecnológica adquirida por Palo Alto a partir dos anos 60 inspirou o jovem Steve a aprofundar-se no campo da eletrónica, que ia descobrindo durante as longas horas passadas na garagem de casa.
A Apple Computer Inc foi criada em abril de 1976 para comercializar um computador pessoal criado por Wozniak, amigo e sócio de Steve Jobs, poucos meses antes.
O primeiro grande lote, com 50 Apple I foi vendido à Byte Shop. Paul Terell, dono da loja de informática, oferecia 500 dólares por computador se a Apple os entregasse totalmente montados. Após este pedido, Jobs instalou a equipa da Apple na garagem da sua casa, para começar a montar os computadores.
O próximo projeto da Apple Inc tornar-se-ia no computador pessoal mais bem sucedido da história, vendendo mais de 6 milhões de unidades em 16 anos.
O projeto foi viabilizado graças a Mike Markkula que ofereceu uma linha de crédito de 250 mil dólares em troca de uma participação como acionista da empresa. A 3 de abril de 1977, a nova empresa “Apple Computer Co.” foi oficialmente criada e comprou a antiga sociedade que havia sido formada por Jobs e Wozniak nove meses antes. A 24 de maio de 1985, Jobs foi expulso da Apple, pois todo o corpo executivo da Apple apoiava John Sculley para se tornar diretor da empresa.
Após a saída da Apple, Jobs criou uma nova empresa chamada NeXT. Em 1996 a Apple comprou a NeXT, criada por Jobs. Assim sendo, Jobs voltou para a Apple.
Em outubro de 2003 foi detetado um cancro no corpo de Jobs, o cancro de pâncreas. Em 24 de agosto de 2011, Jobs deixou de presidir a Apple, falecendo a 5 de outubro na sequência da doença.

Beatriz Vieira | Rafael Regadas
7.º B