É preciso cuidar do ambiente!

É preciso cuidar do ambiente!

A preservação ambiental é um conceito que está, finalmente, a entrar no dia-a-dia de cada um de nós. Devido às pressões populacionais, temos vindo a assistir à degradação do ambiente biofísico, tantas vezes de forma permanente.

Tal realidade tem sido reconhecida e os governos começaram já a colocar restrições a algumas atividades que conduzem à degradação do meio ambiente.

A produção de resíduos, a poluição atmosférica e a perda de biodiversidade, são algumas das atividades que conduzem à degradação ambiental e que têm de ser controladas de modo a conseguirmos proteger o meio ambiente.

Na esfera da proteção ambiental há três fatores que estão interligados e sobre os quais esta tem de assentar: legislação ambiental, ética e educação. Para que haja realmente proteção do meio ambiente, é necessário que as sociedades se debrucem sobre eles e desenvolvam estes três fatores.

Quanto a nós, enquanto indivíduos pertencentes à sociedade e igualmente responsáveis pela preservação do meio ambiente, há também muitas pequenas ações que podemos levar a cabo nas nossas casas, nos nossos locais de trabalho, nos nossos jardins, nas nossas praias, no fundo, no nosso dia-a-dia e que fazem toda a diferença.

Devemos, pois, sempre que possível aumentar a produção de energias renováveis, usar e divulgar produtos biodegradáveis, fazer da reciclagem uma norma, a forma ideal de tratamento dos resíduos. É importante reduzir o consumo de água e usar transportes públicos sempre que for possível. Reutilizar materiais e plantar árvores são apenas pequenas ações que, quando introduzidas na nossa rotina não custam nada e que vão, com toda a certeza, ajudar a salvar espécies, tornar melhor a qualidade do ar que respiramos, a salvar o nosso meio ambiente.

A Natureza somos nós, é importante que não fechemos os olhos ao seu desgaste!