Crónica: French Roast

Crónica: French Roast

Por João Américo Ventura e Juliana Oliveira

Esta sexta-feira, 15 de Abril, assistimos no clube de Jornalismo, Audiovisual e Multimédia à curta-metragem “French Roast”, lançada mundialmente em 2008 e galardoada com o Óscar de melhor curta-metragem em 2010.

Dirigida por Fabrice O. Joubert e produzida por Bibi Bergeron, esta história fala-nos de um homem, elegante, num café francês, que foi abordado por um sem abrigo que lhe pediu dinheiro. O senhor recusou e quando foi para pagar a conta apercebeu-se que não tinha dinheiro. A ação desenrola-se com o mesmo a tentar roubar dinheiro da mala de uma velhinha, sendo quase apanhado pela polícia que, entretanto, chegaria ao café para afixar cartazes de um ladrão que se encontrava em fuga. No fim, e quando tudo parecia perdido para o senhor, é o próprio sem abrigo que o “salva”, pagando-lhe o café.


Deixamos uma crítica muito positiva a esta curta-metragem uma vez que, com a sua narrativa, percebemos como não devemos julgar as pessoas pela sua aparência – na curta-metragem a velhinha era a ladra à solta e o vagabundo, que não tinha tão bom aspeto, era afinal simpático -, nem desdenhar as pessoas pois no futuro poderemos depender da ajuda delas.