Perguntas & Respostas: Entrevista a Luciana Rios

1. Quando andava na escola, era boa aluna e tinha muitos amigos?

Não era excelente aluno mas sim, era boa aluna e tinha os amigos suficientes para ser feliz.

2. Sempre quis ser professora?

Não, eu queria ser educadora social mas não entrei no curso universitário que desejava na altura e decidi candidatar-me a outros. Um deles foi educação básica e, depois de ter a primeira aula, gostei e pronto, cá estou.

3. Que parte da história gosta mais de leccionar? E qual a sua matéria de ciências preferida?

Em história, gosto muito de dar as dinastias e, a ciências, gosto de leccionar todos os sistemas do corpo humano.

4. Se pudesse viver numa época histórica, qual escolheria? E porquê?

Escolhia as dinastias porque gostaria de viver com os reis, as rainhas, entre bailados e as povoações, gostava de conhecer a vida nesse tempo.

5. Com que personagem da História da humanidade gostaria de tomar um café? Porquê?

Gostaria de tomar com Galileu Galilei porque, quando todos achavam que a Terra era plana, ele, mesmo sendo julgado por isso, elaborou a teoria da Terra ser esférica.

6. Se fosse uma planta, qual é que seria?

Um girassol porque, tal como este procura sempre o sol, eu procuro sempre ver o lado mais optimista da vida.

7. Qual o seu animal preferido? E porquê?

O meu animal preferido é o Koala porque eles gostam muito de dormir e de estar sossegados. Por outro lado, também gosto muito dos suricatas porque são animais muito cooperativos, muito amigos da sociedade em que estão inseridos e muito extrovertidos, gostava de ter um bocadinho de cada coisa.

8. Qual o seu livro, música e filme preferidos?

Livro, “O Principezinho”, música, tenho várias mas talvez a “Recantiga” de Miguel Araújo e filme o “Braveheart”.

9. Com que hobbies costuma ocupar os seus tempos livres?

Gosto de ouvir música, fazer caminhadas e de ler.

10. Qual seria a sua viagem de sonho? Porquê?

A minha viagem de sonho seria à Índia porque é um país com uma cultura muito peculiar, com alguns monumentos que gostava de conhecer, como o Taj Mahal, e ainda o Rio Ganges, que também gostava de ver.

11. Para terminar, diga três adjetivos que a caracterize

Acho que sou uma pessoa afectuosa, extrovertida e teimosa.

12. Se não fosse professora, o que seria?

Acho que se não fosse professora gostaria de viver da música.