escolaglobal® vence concurso nacional sobre alterações climáticas

A escolaglobal® conquistou, esta quarta-feira, o primeiro lugar no concurso nacional “Alterações Climáticas”, subordinado ao projeto Clima@EduMedia.

O concurso visa colocar alunos e professores a refletirem sobre a importância da adaptação e da mitigação às alterações climáticas, desafiando-os a pensarem em medidas concretas para implementarem na sua escola e também a produzirem conteúdos mediáticos sobre a temática.

O Colégio das Terras de Santa Maria foi o grande vencedor, com o projeto escolaglobal Getting Greener (eGG), desenvolvido por alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário, entre trinta que participaram no projeto.

As escolas com as melhores ideias receberam um prémio monetário – Mitigação (€30.000)  – que será alocado à implementação da respetiva proposta na escola.

Neste projeto, propomos como princípio base para a mitigação das alterações climáticas a mudança de paradigma associado à construção de edifícios, através da construção de um edifício “verde” e ecológico. Este edifício, a nova biblioteca escolar e um espaço multiusos, será o ícone que marca a mudança para uma escola mais verde e ecológica.

O Clima@EduMedia é um projeto desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto ao abrigo do Programa “AdaPT – Adaptando Portugal às Alterações Climáticas”, com a missão de apoiar a educação nacional em matéria de mudanças climáticas, através do uso dos média.