Perguntas & Respostas: Entrevista a José Ricardo Pinto

A rubrica “Perguntas & Respostas” é uma iniciativa dos alunos do Clube de Jornalismo, Audiovisual e Multimédia que pretende dar a conhecer o lado mais pessoal da equipa docente da escolaglobal®. O professor José Ricardo Pinto, selecionado para representar Portugal no Encontro Mundial da Microsoft em Budapeste, a decorrer por estes dias, é o nosso mais recente convidado.

Sempre quis ser professor de Físico-química?
Não, nem sempre, foi uma coisa que foi acontecendo ao longo do tempo. Gostava muito de matemática e de “engenhocas”, de montar coisas e ver transformações a acontecer e isso leva muito à química e à física. Admirei muitos professores que tive (…)

E se não fosse professor de Físico-química, o que seria?
Há duas coisas que gostaria de ser: engenheiro informático, porque adoro software e tecnologia, ou engenheiro mecânico, porque gosto muito de observar processos industriais.

Se fosse um elemento químico, qual seria? E porquê?
Se calhar escolheria um elemento químico não muito complexo, porque considero-me uma pessoa simples. Talvez o carbono, é um elemento químico presente essencialmente na matéria viva.

Que cientista convidaria para uma conversa de café?
Há vários. Na química, talvez escolheria o “pai” da química, o Lavoissier, que permitiu uma grande transformação na área. Na física, escolheria o Isaac Newton.

O professor foi selecionado para representar Portugal no Encontro Mundial da Microsoft em Budapeste. Como é que reagiu e quão entusiasmado está para tal experiência?
Acho que vai ser uma experiência única, nunca pensei ser selecionado para participar num evento desta dimensão. Sinto-me muito entusiasmado mas também sinto muita responsabilidade porque represento, não só a escola, como um conjunto de professores portugueses que trabalham com tecnologia em sala de aula.

Qual o seu prato preferido?
Gosto muito de frango assado e de massas, principalmente esparguete à bolonhesa.

Qual o seu livro, música e filme preferidos?
Livros, se calhar é um bocadinho estranho para vocês mas sou um grande fã de Harry Potter. Música, gosto muito dos U2, têm uma discografia tão grande que é muito difícil escolher uma apenas. Filme, há um que gosto bastante que também tem a ver com música que é o “August Rush”.

Com que hobbies costuma ocupar os seus tempos livres?
Sou um bocadinho colado ao computador, confesso. Se for de verão, gosto de caminhar, se for de Inverno, perco-me em blogs e fóruns de tecnologia.

Qual seria a sua viagem de sonho? Porquê?
Não tenho uma de sonho mas se calhar gostava de ir aos Estados Unidos, às zonas onde nasceram as maiores empresas de tecnologia do mundo: Google, Microsoft, Apple.

Para terminar, diga três adjetivos que o caracterize.
Simples, curioso e… se calhar um pouco introvertido.